Parceria entre Nexa e Metso otimiza processo de alimentação de moagem de minério

Projeto envolveu a substituição do moinho antigo e instalação de novo equipamento na unidade Vazante; dessa forma, foi possível aumentar em 20% de capacidade produtiva

Por Conexão Mineral 23/02/2024 - 16:08 hs
Foto: Metso
Parceria entre Nexa e Metso otimiza processo de alimentação de moagem de minério
Além do aumento de capacidade produtiva, novo moinho tem maio facilidade de operação e manutenção

A Nexa, uma das maiores produtoras de zinco do mundo, em parceria com a Metso Outotec, viabilizaram um processo que otimiza a alimentação de moagem de minério da unidade de Vazante, em Minas Gerais, possibilitando um aumento de 20% na capacidade produtiva. O projeto foi possível por meio da substituição do moinho de bolas por um modelo desenvolvido exclusivamente para unidade, agregando inovação e tecnologia. 

No primeiro mês de operação, o novo moinho contribuiu para unidade atingir 148.269 mil toneladas produzidas, superando todos os níveis de produção já registrados na unidade. 

A nova solução desenvolvida pela Metso precisou atender dois desafios para concepção do novo moinho da unidade de Nexa: ser um moinho compacto e, ao mesmo tempo, com maior capacidade operacional. “Foi um projeto desafiador, principalmente no aspecto de estrutura, já que o espaço para instalação era um fator limitador. A mudança era necessária para otimizar e aumentar taxa de alimentação de moagem”, explica Fábio Rodrigues, gerente de Projetos da Nexa no Brasil. 

Além do aumento de capacidade produtiva, o novo moinho proporciona maior facilidade de operação e manutenção. “A robustez do equipamento possibilita a elaboração de planos de produção mais estáveis e confiáveis, garantindo as entregas previstas pela unidade. Com a junção da instrumentação e de controles presentes no novo equipamento, é possível planejar e preparar melhor possíveis intervenções, além de atingir uma estabilidade operacional mais consistente”, completa Rodrigues. 

Desenvolvimento e montagem do moinho 

A parceria entre as empresas permitiu a realização de serviços especializados de desmontagem, montagem, comissionamento, testes e operação assistida do novo moinho instalado. Na avaliação de Fábio Watanabe, da gestão de contratos da Metso, a atuação em conjunto de ambas as empresas proporcionou o desenvolvimento do novo equipamento. 

“Para garantir uma equipe integrada e assegurar alinhamento no conhecimento das atividades de montagem, realizamos uma apresentação conduzida pelo engenheiro supervisor de montagem, complementando os detalhes fornecidos nos desenhos e no manual de instalação, operação e manutenção”, explica Watanabe. 

Segundo ele, esse é um procedimento da Metso para difundir as informações técnicas, os cuidados necessários e os alertas que devem ser aplicados no planejamento e no procedimento executivo das atividades de instalação em campo. 

“Lidamos com moinhos horizontais, geralmente de grande porte, que apesar de robustos exigem tolerância e ajustes finos que precisam e devem ser rigorosamente verificados durante as etapas da montagem”, explica Watanabe. “Sem isso, não é possível assegurar a qualidade técnica da montagem, podendo comprometer a performance e a vida útil esperadas”, completa. 

Na prática, o processo citado pelo especialista envolve o alinhamento entre as equipes, principalmente para que o time de montagem, a partir do entendimento relativo à tecnologia e requisitos especificados pelo fabricante, execute as atividades sem desvios técnicos. 

“No projeto da Nexa, mesmo a montagem sendo realizada pela equipe de serviços da própria Metso, detentora da tecnologia, não deixamos de realizar a reunião prévia ao início dos trabalhos de execução da obra, para esclarecer dúvidas e nivelar conhecimento, alinhar expectativas e agregar valor à montagem, comissionamento e testes, além da própria operação assistida”, complementa. De acordo com Watanabe, esse alinhamento e empenho da equipe permitiu a entrega e liberação do equipamento testado para o cliente e a retomada imediata da operação da planta no prazo previsto.